Após sua formação acadêmica, o dr. José Fillus Neto trabalhou por 12 anos no Laborcentro, laboratório de anatomia patológica chefiado pelo dr. Avelino Ricardo Hass. Essa experiência o ajudou a solidificar sua abordagem patológica da Dermatologia e integrar as duas especialidades.
Na vida universitária, começou a lecionar na UFPR em 1974, sendo responsável pelo ensino da Dermatopatologia no curso de graduação da Medicina por 25 anos. Em 2010, no cinquentenário do Hospital de Clínicas, foi escolhido um dos dez médicos mais influentes da história da instituição. No ano de 2018, durante o 73º Congresso Brasileiro de Dermatologia, em Curitiba, recebeu o honroso título de Patrono, coroando de maneira magnífica sua luta em prol da especialidade.
Além de centenas de palestras em congressos e inúmeros trabalhos científicos publicados, o dr. José Fillus Neto é também membro ativo das Sociedades Brasileiras de Patologia, Dermatologia e Dermatopatologia. Ao longo de sua trajetória, contou com grandes professores e fez muitos amigos e admiradores como o prof. A. Bernard Ackerman (EUA), Luis Requena (Espanha), Jorge Abulafia (Argentina) e outros.
Em 2021, graças à sua carreira exemplar de quase meio século, foi reconhecido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético e com o Cristal Comemorativo na Medicina.