ENVIO DO MATERIAL
UM TRABALHO EM EQUIPE

A Dermatopatologia é uma subespecialidade tanto da Patologia como da Dermatologia e, para se chegar ao melhor diagnóstico possível, é necessária a cooperação do médico assistente.

Para que o patologista consiga fazer um raciocínio diagnóstico, ele precisa saber qual o contexto em que o paciente se encontra. Achados histológicos iguais podem resultar em diagnósticos diferentes, caso os contextos sejam diversos. Assim, é fundamental que, com o material coletado, o laboratório receba o pedido médico de exame anatomopatológico completamente preenchido, com todas as informações clínicas pertinentes para a interpretação do caso.

Orientações para o envio do material

• Esse exame só é realizado se o material enviado estiver fixado previamente em formol a 10%. Não é necessário nenhum método adicional de conservação.

• A peça cirúrgica deve ser entregue preferencialmente logo após a sua retirada. No entanto, se houver a necessidade de deslocamento entre cidades, recomendamos entrar em contato com nossa recepção.

• Caso queira nos encaminhar material, disponibilizamos todo o nosso material técnico. Basta entrar em contato conosco.

• Para a revisão de lâminas, é necessário o envio do bloco de parafina, das lâminas originais e da cópia do relatório do patologista inicial. Só assim é possível fazer a conferência do material recebido.

• Em caso de envio de biópsias de outras regiões do país, recomenda-se fazer o envio pelos Correios, via Sedex ou transportadora, colocando o material, a requisição do médico solicitante e toda a documentação em uma caixa apropriada.

• No caso de o paciente ou de o médico assistente necessitar de uma segunda opinião acerca do material que se encontra no laboratório, deverá fazer o pedido por escrito. O ideal é solicitar 72 horas antes da retirada, para que o material possa ser devidamente desarquivado, reavaliado e ter sua saída registrada. O paciente precisa comparecer pessoalmente para realizar a retirada.

• Não analisamos material proveniente de animais (patologia veterinária).

Em caso de qualquer dúvida, ligue para a nossa recepção: (41) 3232-1906.